domingo, 24 de junho de 2012

Aprendizado do silêncio

Imagem via tumblr


Se as palavras não forem mais bonitas que o silêncio, é melhor não dizer nada. Passei uns dias recordando essa frase. O aprendizado da fala é um caminho um tanto longo. Quanta paciência e insistência da parte dos pais e educadores. Estima-se que são necessários dois anos para que o ser humano aprenda a falar. Às vezes, requer até a ajuda de profissionais para normalizar a comunicação verbal.
A palavra carrega consigo o encantamento. Como é significativa a existência de quem se comunica bem. Não são apenas palavras pronunciadas, mas um eco de vida que resulta da harmonia expressa entre consoantes e vogais. Palavras com sonoridade parece ser o desafio deste mundo com excesso de ruídos, inclusive pela multiplicação de palavras desnecessárias.
Quando alguém perde o controle da palavra e excede-se, corre o risco de ter que administrar atritos e desencontros. Uma vez pronunciada, não haverá retorno. A palavra foi dita. Pronto. Inicia-se um longo caminho de desculpas, explicações e reticências. Em vão. Alguém captou e assimilou um entendimento. Tomara que as palavras sejam sempre adequadas. O entrelaçamento de sentimentos se concretiza também pela harmonia que brota do coração e se transforma em sons.
Por outro lado, é necessária uma vida inteira para aprender a silenciar. A habilidade da palavra certa na hora certa é um desafio. Nem todos alcançam tal grau. Basta prestar atenção para dar-se conta de que as palavras fluem naturalmente, quando há interioridade. Do mesmo modo, conseguem fazer do silêncio a mais bela comunicação aqueles que desenvolvem outras habilidades. A meu ver, é urgente exercitar-se na arte de calar. Ninguém se complica se souber se conter nas palavras.
Palavras deveriam ser a embalagem dos pensamentos. Capazes de expressar algo pensado antes de ser pronunciado. Daí a importância de não expressar nada que não tenha passado pelo crivo da consciência e pela criatividade do coração. Mesmo que seja necessária uma vida inteira para aprender a silenciar, vou continuar esse exercício que engrandece a vida: ouvir, mais do que falar.

(Frei Jaime Bettega)

10 comentários:

  1. Esse exercício é importante e como faz falta!!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Bel agradeço e retribuo sua visita. Muito bom esse texto, com muitos nons direcionamento.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de saber que você vai participar de novo de uma blogagem coletiva no meu blog! Muito obrigada. No site que eu vejo meu horoscopo e meu tarot eles costumam dizer que: "se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro". Uma palavra de ódio faz um mal danado.

    ResponderExcluir
  4. Como dizem falar é prata, ouvir é ouro.
    adorei o texto.
    Boa semana beijos

    ResponderExcluir
  5. OI Bel,
    Adorei o texto. Eu sou uma pessoa mais para quietinha do que para falante e sempre meço as palavras pois tenho muito medo de ferir alguém.
    Tenha uma ótima semana!
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo este texto, adorei.

    Estamos com um super sorteio de lançamento do blog Sempre Charmosas. Participe.

    ResponderExcluir
  7. Bel,adorei esse texto e temos que exercitar mesmo!...rss..bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bel!

    Que bela mensagem! Éimpressionante o quanto a palavra é poderosa! E o quanto devemos aprender a silenciar. O silêncio traz consigo prudência e sabedoria.

    Paz e Bem!
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  9. Oi Bel!
    Ouvir mais do que falar, um grande desafio!
    Silenciar ou usar as palavras com moderação, no momento certo é uma arte.
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  10. É preciso muito auto controle pra saber silenciar... Eu confesso que preciso praticar mais, até porque as palavras ferem muito! Algumas pessoas não tem consciência disso e saem falando o que querem, sem pensar...

    Sobre seu comentário, eu concordo que não é fácil, mas quando se tem amor não fica difícil! Principalmente quando queremos ver o outro feliz. Acho que tudo compensa quando feito com amor e quando é reconhecido :)

    um beijo!

    ResponderExcluir